A localidade

Localizado estrategicamente na cidade da Barra de São João, Distrito de Casimiro de Abreu/RJ, próximo às cidades mais belas e valorizadas da região dos lagos, como Búzios, Rio das Ostras, Cabo Frio e Macaé.

Perto do centro da Barra de São João, onde se localiza o comércio da cidade (bancos, restaurantes, sorveteria, postos de gasolina, hospital).

Quem visita a cidade ainda tem a chance de ver uma parte da história brasileira, pois trata-se de do local onde nasceu e viveu o grande poeta Casimiro de Abreu. Antigamente abrigou o chamado “porto de gambá”, importante escoadouro de café e laranja da região. Ainda possui ruas pavimentadas por escravos e prédios no estilo colonial, tombados como patrimônio histórico.

 

O Rio São João é limpo, navegável e oferece serviço de passeio por ele. É importante fonte de pesca (principalmente a esportiva) e cultivo de ostras.

A praia é limpa e fica a aproximadamente 300 metros da casa. Possui quiosques, quadras de vôlei, futebol, pista para “skate” e grande calçadão para caminhadas e passeios de bicicleta. Tudo isso sem a violência e a correria de uma cidade grande. A gastronomia local é rica, sendo que os restaurantes oferecem variados tipos de pratos com base em frutos do mar e muito peixe, de diversas espécies, e o melhor, sempre frescos! Próxima à casa há, ainda, uma praça com coreto, onde é realizada uma feira de artesanato local nos finais-de-semana e, na mesma, está a casa onde morou Casimiro de Abreu.  A pracinha é importante ponto de encontro da cidade, como na maioria das cidades do interior.

 

A casa de Casimiro de Abreu hoje abriga um centro cultural, onde são realizados saraus e eventos ligados à literatura.